py3cvsnewsworld WordPress.com

AS MARCAS QUE O TEMPO DEIXOU…


…O velho CVS

…eu nasci no meio das bostas de vaca, até hoje não sei se fui esquecido numa placenta dentro de uma mangueira, num brete, ou algum corredor de tropeadas, sei que me acharam no dia 02 de novembro de 1946…naquela época, para registro de nascimento era uma dificuldade, sei que andei tropeando numa mala de garupa, no meio de cavalos, vacas e ovelhas…lá pelas tantas, encontraram um bolicho, aí sim, carimbaram um papel…assinaram com o polegar…mas, naquela altura, eu já pescava lambari na sanga…por volta de 17 de janeiro de 47, me marcaram nas paleta, como se marca o gado…um tal de Amarante marcou meu lombo como CVS…corri pelos corredores do pampa, comendo a poeira do Garupá, sendo tocado pelo vento minuano, levando os manotaços dos matungos xucros, ora aqui, ora ali, me encontravam borracho e meio alpedo, bebendo umas “puras” nos bolichos do Ibirocai e Inhanduí…
…como veem, comemoro a minha marca no lombo, duas vezes no ano…a porteira do rancho está aberta…Festa?…só se quiserem me acompanhar numa “pura”…

Linha Férrea Porto Alegre/Uruguaiana: História

Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1907-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
INHANDUÍ
Município de Alegrete, RS
Linha Porto Alegre-Uruguaiana – km 775,192 (1960) RS
Altitude: 94 m Inauguração: 21.12.1907

HISTÓRICO DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxiliaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.

A ESTAÇÃO: A estação de Inhanduí foi inaugurada em 1907. O nome era uma homenagem ao Barão de Inhanduí, que tinha propriedades no município próximo à estação. Foi até então um acampamento do 2º Batalhão de Engenheiros, responsável pela construção da linha. Existia ali um grande acampamento com serviços médicos e hospitalar, além de um grande armazém de abastecimento.
Dirigia os trabalhos de construção nesse trecho o Coronel Bento Carneiro, comandante do Batalhão. Ariosto Borges, que escreveu sobre as estações gaúchas em 1962, residiu nesse acampamento quando tinha 7 anos de idade, em companhia de seus pais. Os trens de passageiros da linha Porto Alegre-Uruguaiana pararam em 02/02/1996. A vila é hoje um distrito do município de Alegrete. A estação foi demolida, tendo sobrado apenas a plataforma de pedras.
(Fontes: Gazeta Mercantil

…as marcas que o tempo deixou…VIVA OS GOVERNOS que mataram o mais valioso patrimônio histórico…que ainda pode ser recuperado, mas somente pela iniciativa privada…

…imagens: Estação Baltazar Brum – Mun.Quaraí…

Foto de Claudio Vitor Silva.
Foto de Claudio Vitor Silva.

CVS no chimapy3cvs-no-garupa Quarai RsCerro do Jarau 2Cerro do Jarau 12326765Garupá4CVS na caçagaúcho 7gaúcho5gaúcho3Cerro do JaraugauchoRioSantaMaria3quaraiQuara1Quara2Estação UruguaianaVFRGS100_1993 o velho CVSpy3cvs-no-garupa Quarai Rstrens de cargas portotremtrem de cargatrem balatrem bala 1LOGO CVSTORRESPY3CVS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s