py3cvsnewsworld WordPress.com

Rádio difusão, ciência: Comprimento de onda…

radio_difusao_sonora

Este slideshow necessita de JavaScript.

Já ouvimos falar em ondas eletromagnéticas, que percorrem o espaço na velocidade da luz, para um entender fácil, as ondas percorrem a uma velocidade de 300.000 km/s no espaço livre, porém, num fio, numa antena, a velocidade não é a mesma, tem-se uma queda, devido a resistência desses metais, por exemplo: a velocidade de propagação num fio, numa antena, cai para aproximadamente 285.000km/s, dependendo do tipo de metal, alumínio, cobre, ouro…no entanto, um dos metais de maior condutividade é o TUNGSTÊNIO (W), o tungstênio puro, tem seu ponto de fusão a 3.420º C.

Portanto, um comprimento de onda, para cálculo de antenas, está na ordem de 300.000km/s no espaço livre e meio comprimento de onda é de 150.000km/s no espaço livre.
Os cálculos em um metal, devido a sua resistência, ficam na ordem de 285.000km/s(onda completa) e meia onda está na ordem de 142.500km/s devido a sua resistência e condutividade elétrica neste metal.

Qualquer antena tem seu ponto de ressonância único no exemplo abaixo:
285.000/F (freqüência) =x, ou seja, para cálculo de uma antena para a banda de 600 khz (freqüência da Radio Gaúcha)…

285.000km/s, divididos por 600khz é igual a 475 metros de altura, no ponto de ressonância em onda completa.

Para meia onda= 142.500 divididos por 600khz=237,5 metros de altura…esse sistema irradiante tem que estar isolado do solo, e com radiais do mesmo comprimento enterrados na terra.

O cabo alimentador dessa antena tem duas vias…o “vivo” e a malha(terra), este vivo é ligado na torre vertical isolada(Rádio Gaúcha) e a malha(terra) é ligada nos radiais aterrados no solo; essa antena é designada de MEIA ONDA( 237,5 metros de altura) onde é o seu ponto de ressonância, qualquer metragem acima ou abaixo disso, é necessário o uso de acoplador de antenas.

1986 – É construída a maior torre radiofônica do Brasil, com 230 metros de altura. Monta-se um parque avançado, com equipamentos de alta tecnologia.(Rádio Gaúcha)

Algumas torres de rádio e tv, inclusive as minhas…

Informativo: Quanto mais alta a torre, maior o raio de alcance, em razão da curvatura Terrestre.

Os cuidados que devemos ter com as ondas eletromagnéticas: celular, forno de microondas, transformadores de AT (alta tensão), tranformadores de BT ( baixa tensão ) e proximidades de parque de antenas de rádio e televisão. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s