py3cvsnewsworld WordPress.com

Revisão da Vida para 2011

Estamos no mês da esperança, onde os sonhos se renovam, as agendas são compradas e as promessas são ditas. Todo final de ano tem o mesmo ritual, o que é muito legal e necessário, mas para a maioria das pessoas, tudo não passa das primeiras semanas do novo ano.

Sem consistência e método, este momento de fim de ano acaba sendo desperdiçado por grande parte das pessoas e resta apenas seguir um padrão muito parecido com o que vem sendo feito nos últimos anos. Se você não romper esse ciclo, 2011 será mais um ano de muita ação e pouca evolução.

O primeiro passo para sair do lugar em 2011 é definir no que realmente você vai querer focar e o que vai deixar de fazer no próximo ano. Definir o importante implica em parar e fazer uma profunda reflexão sobre as coisas que realmente trazem retorno para sua vida, que trazem felicidade, resultados e equilíbrio. Se isso não estiver claro, você com certeza vai se perder em coisas circunstanciais, sem a menor relevância.

Parece simples, mas na hora de escrever não é tão fácil assim. Reserve um tempo para esse exercício, escreva e descreva tudo que vier à sua mente e depois faça uma seleção do que realmente será importante para o próximo ano. Depois dos itens importantes selecionados, crie indicadores que permitam saber se você está indo na direção certa. Algo que o permita fazer uma análise em alguns meses e ter a certeza de que está indo na direção correta.

Sabendo o que é importante, fica mais fácil saber o que não é importante. Se você tentar fazer tudo, acaba não fazendo nada. Escolha ser mais seletivo no ano que vem, aprenda a dizer não com fundamento, tenha coragem de interromper coisas que não trazem mais resultados e de mudar situações que só trazem estresse. A vida passa rápido demais se você não assumir o controle da situação.

Depois, é o momento de pensar nas suas metas para próximo ano, algo que faça você realmente sair do lugar, evoluir na carreira, na vida, nas finanças, nos relacionamentos, na espiritualidade, etc. Não importa o que seja, mas precisa ser extremamente apaixonante, em pequenas quantidades e muito realista.

Costuma-se recomendar a especificação de duas, três metas no máximo para o próximo ano. É melhor do que ter uma lista interminável que nunca será realizada. Seja seletivo e coerente. Feita a escolha, é preciso elaborar um excelente plano de ação, afinal, são esses passos que vão realizar a meta. Esse será o fator determinante se sua meta sairá ou não do lugar. Atividades de grande duração, que você não consegue visualizar a execução, simplesmente não são feitas. Anexe seu plano de ação na sua agenda de papel ou software e agende uma tarefa de revisão mensal até o final do ano sobre esse plano, pois assim você terá um contato constante com o objetivo e ele não ficará esquecido.

Na revisão de fim de ano, inclua também a revisão da sua carreira, já que ela é a principal responsável pelo uso do seu tempo e da sua geração de resultados. Qual foi a evolução da sua carreira neste ano? Que oportunidades foram aproveitas ou desperdiçadas? O que você aprendeu? Está valendo a pena o que você faz atualmente? Como foi seu reconhecimento? É o momento de manter, acelerar ou mudar? Estas são algumas perguntas que você precisa se fazer para ver o que deverá alterar ou manter no próximo ano. O mercado está bem aquecido para você ficar na zona de conforto, então aproveite ao máximo o que esse nosso momento de economia e crescimento pode oferecer para sua vida. Ficar ou sair da empresa é uma decisão que precisa levar em conta os objetivos da sua carreira. Ambas as opções são viáveis, desde que ajudem você a progredir.

Por último, e não menos importante, envolva sua família neste processo. Planejar em família é um grande fator de realização. Envolva seu cônjuge, seus filhos, seus pais, etc. Sonhar juntos e agir juntos funciona melhor do que de forma isolada. Lembre-se de que, por mais sucesso que você possa ter individualmente, nada compensará um fracasso familiar.

O momento nunca esteve melhor para você fazer 2011 com mais resultados, diferente dos outros anos e na direção do que você realmente deseja. Isso vai depender apenas de você, da sua atitude e da sua capacidade de planejamento.

Que 2011 seja repleto de alegrias e realizações.

py3cvs.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s